Visitas

sexta-feira, abril 27, 2012

Os idosos são outras das vitimas de violência doméstica, algo igualmente inaceitável!


Quem abusa dos mais velhos?

O processo do envelhecimento pode gerar, aos olhos de quem não o conhece ou não o compreende, uma grande dose de repulsa.
Quem abusa dos mais velhos?

Segundo um estudo da IFA, Federação Internacional sobre o Envelhecimento, os autores dos abusos aos mais velhos são, em cerca de 40%, os jovens.
Quais serão afinal os motivos que levam a um resultado deste tipo?
As razões são várias. Umas mais evidentes do que outras.
Em primeiro lugar precisamos de ter a consciência de que, o facto de não nos prepararmos e não prepararmos os nossos filhos para o natural processo de envelhecimento, pode levar a uma grande dose de incompreensão pelos que, já com mais anos de vida, vão perdendo a capacidade de serem ágeis, rápidos ou completamente auto-suficientes. 
O  processo de envelhecimento pode gerar, por quem não o conhece ou compreende, uma grande dose de repulsa, mas sobretudo a ideia de que podemos exercitar o nosso poder sobre quem é mais frágil.

Se, por vezes, há algum exagero na forma como os seniores falam dos mais novos, por outro lado, nós sentimos e vemos exemplos que não nos deixam ter dúvidas quanto à necessidade de começarmos a fazer, como em outros países, uma aproximação intergeracional, desde a mais tenra idade, no sentido de, os mais jovens, perceberem não só a obrigatoriedade de respeitar os outros, sejam eles quem forem, homens, mulheres, brancos ou negros, jovens ou velhos, como de começarem a reconhecer a importância e o saber dos mais velhos.
Ou não será assim?

Nenhum comentário:

Postar um comentário