Visitas

quarta-feira, novembro 16, 2011

O que é a Violência Doméstica?




O conceito de violência doméstica com que a APAV trabalha é amplo:

Qualquer conduta ou omissão de natureza criminal, reiterada e/ou intensa ou não, que inflija sofrimentos físicos, sexuais, psicológicos ou económicos, de modo directo ou indirecto, a qualquer pessoa que resida habitualmente no mesmo espaço doméstico ou que, não residindo, seja cônjuge ou ex-cônjuge, companheiro/a ou ex-companheiro/a, namorado/a ou ex-namorado/a, ou progenitor de descendente comum, ou esteja, ou tivesse estado, em situação análoga; ou que seja ascendente ou descendente, por consanguinidade, adopção ou afinidade.
 A violência exercida entre pessoas do mesmo sexo no seu relacionamento também está englobada neste conceito.
Esta definição implica a referência a vários crimes, nomeadamente: o de violência doméstica; o de ameaça; o de coacção; o de difamação; o de injúria; o de subtracção de menor; o de violação de obrigação de alimentos; o de violação; o de abuso sexual; o de homicídio; 

A Violência Doméstica é um problema universal que atinge milhares de pessoas, em grande número de vezes de forma silenciosa e dissimuladamente.
Trata-se de um problema que acomete ambos os sexos e não costuma obedecer a nenhum nível social, económico, religioso ou cultural específico, como poderiam pensar alguns.
A sua importância é relevante sob dois aspectos: primeiro, devido ao sofrimento indescritível que imputa às vítimas, muitas vezes silenciosas e, em segundo, porque, comprovadamente, a violência doméstica incluindo ai a Negligencia Precoce e o Abuso Sexual, podem impedir um bom desenvolvimento físico e mental da vítima. 

2 comentários:

  1. Se fala tanto em desemprego nos dias de hoje. Sabemos sim que é uma realidade, mas jamais podemos deixar que o pessimismo tome conta. É buscar lembrar que sempre existe uma luz no fim do tunel. Parece até piegas, mas é a perseverança, a força de vontade de cada um, em cada dia, que gera os frutos da vitória no final da caminhada. Lembre-se sempre disso quando pensar em desistir.


    J.Z. MAGAZINE
    www.jzmagazine.com.br

    ResponderExcluir